Restaurar Fotos Antigas

Restauração de fotos antigas.

Você que gosta de fotografias e tem um montão delas guardada, em algum momento se deparou com uma foto antiga de uma pessoa querida, e que não está mais com a gente aqui na Terra? Ou uma foto sua de sua infância?

E pra tua surpresa esta tão preciosa imagem, essa fotografia antiga e de valor incalculável, estava mofada, rasgada ou comida por traças, onde a memória impressa destes momentos mágicos foi parcialmente apagada?

E então, o que fazer nesta hora tão delicada? Bem, para nossa sorte, hoje em dia, a nossa resposta é simples mas não tão simples. Basta encaminhar para restauração profissional de fotografias antigas.

Restaurar fotos antigas e suas memórias agora.

Restaurar fotos antigas e suas memórias. Qual o valor que isso tem hoje em dia ?

Restaurar fotos antigas: O que é ?

É um processo que envolve o tratamento profissional de imagens, conhecimento de história, referencias fotográficas, cores, luz e arte. Sim! Arte. E um conhecimento aprofundado de softwares.

Mas veja bem, não é somente uma operação de um software e dois cliques já está tudo resolvido. Pluft e mágica! Estamos falando das nossa memórias mais preciosas e qualquer erro será irreparável. Já pensou? Resgatar fotos antigas não é uma atividade para ser entregue para amadores, principiantes ou curiosos. E por isso vamos te passar algumas dicas sobre como restaurar fotos antigas.

Eu acredito que você possa estar se perguntando por que eu devo entregar este trabalho e não fazer sozinho a restauração das minhas fotos antigas?

 5 motivos para você pensar sobre o porquê do processo de restauração de foto antiga:

  1. Dedicação: Trata-se de um processo demorado e que requer dedicação. O melhor trabalho não é conseguido em horas. Mas é claro que tudo vai depender do estado em que se encontra a sua fotografia antiga para restaurar.
  2. Paciência: É um processo lento e que requer muita paciência. Muita!
  3. Sensibilidade: Vai requerer de você sensibilidade e treinamento para observar as características da imagem original, direção da luz impressa na foto para que o trabalho e o resultado alcançado seja o mais natural possível.
  4. Software: Será preciso dominar uma ferramenta eletrônica de edição de imagens e que em muitos casos, talvez um pouco detalhada e complexa. Isto se você está pensando em obter o melhor resultado possível.
  5. Conforto: Hoje em dia todo o processo pode ser feito sem que você vá até uma loja ou estúdio ou escritório de um designer ou restaurador de fotos antigas. Tudo pode ser feito on-line, usando um e-mail. Você recebe em casa a foto impressa, por correios. O arquivo digital para impressão você recebe via transferência digital, download, se preferir imprimir sozinho no laboratório mais próximo de você.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Onde restaurar fotos antigas?

Se você está em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou em qualquer lugar do Brasil, desde que tenha internet  e seja uma cidade do Brasil atendida pelos correios ECT, você pode agora mesmo contactar por e-mail um restaurador profissional de fotos antigas, pedir orçamento e receber em casa ou por e-mail a suas memorias preciosas restauradas e preservadas pra sempre e eternas de novo. Hoje o trabalho pode ser feito todo digitalmente.

Como restaurar fotos antigas?

Como falado já anteriormente, o primeiro passo é fazer uma foto da sua foto a ser restaurada, enviar para o profissional de restauração de foto antiga para receber um orçamento para o serviço.

Com esse primeiro contato por e-mail, já é possível receber  uma estimativa de prazo e de valores para o serviço.

Quanto ao prazo, vai variar muito de acordo com cada imagem a ser trabalhada e restaurada. Claro que tem fotos antigas para restaurar que o processo é mais simples que outras. Talvez umas precisem de um ou dois dias, mas outras, um mês, dois, … Sim! Até 2 meses.

Após este primeiro passo de fotografar a sua imagem para ser restaurada, encaminhado para orçamento por e-mail e aprovado o orçamento. Vamos para o segundo passo para iniciarmos o serviço de restauração.

Restaurar fotos antigas – Segundo passo.

Neste momento, vai precisar de algum conhecimento seu, ou de ajuda de algum amigo. Você vai precisar de um scanner. Por isso digitalize a sua foto a ser restaurada, na melhor qualidade de imagem disponível em seu scanner, e no maior tamanho. 300 dpi para mais. Nunca em 100 dpi somente. Por isso procure a ajuda de alguém ou daquele seu amigo que tem um scanner. Se você contactar também o seu profissional restaurador, eu te garanto que ele vai poder te ajudar. A dica é já anotar a marca e o modelo do scanner e informar também no contato via e-mail. 😉

Após ter digitalizado, envie o arquivo para eles que então possam começar a trabalhar. Ah, um detalhe importante: O formato do arquivo deve ser JPG ou PSD. Mas, sempre tire suas dúvidas com o profissional que você escolher. Ele pode te ajudar nisso também.

Restauração de fotos antigas – Preço.

Quanto custa restaurar fotos antigas? Qual o preço para restaurar fotos antigas? Estas perguntas realmente são um pouco delicadas de responder. Vai depender da avaliação de cada um. Portanto, para começar a conversa, siga o primeiro passo de fotografar a imagem a ser trabalhada e enviar já por e-mail.

O que vai dar diferença é o estado da imagem e o serviço a ser feito. Se você optar por receber a foto impressa, vale já ressaltar o tamanho que quer, o endereço com CEP para recebimento para que já seja também informado a você o valor do frete do serviço. Normalmente é usado via correios. Ou até mesmo, dependendo de qual parte do Brasil ou da cidade você estiver, normalmente as melhores empresas de restauração de fotografia antiga, elas contam com rede de parceiros em cada cidade que possibilita a entrega local ou até mesmo a retirada em postos fixos. Não é uma regra, mas existe.

Esta empresa aqui, até este mês passado de setembro, estava recebendo o arquivo escaneado e te envia uma prova de amostra. Sem custo. Somente após sua aprovação   você faz o pagamento.

Mas para te antecipar, restauração de fotos antigas, o preço costuma ser a partir de 50 R$ , sem contar a entrega via correios. E varia de região para região. Varia principalmente do que é pra ser feito na foto. As mais complexas, podem até custar 10x mais e envolver meses de trabalho. Mas deixemos de lado a especulação. Fotografe a sua foto e mande por e-mail para ter um orçamento. Lembre-se que é um trabalho artesanal e minucioso. Totalmente.

Se você optar por receber o serviço via envio digital, onde não haverá impressão, o valor costuma ser ligeiramente menor. Geralmente é o custo do laboratório que finaliza e o preço de correios.

Mas atenção, não espere grande redução de preço. O valor mesmo do trabalho está no processo de restauração da fotografia. A impressão é o que menos conta no valor final. Ok?

Gostaria de saber a sua opinião.
DIA-DA-FOTOGRAFIA (1)

Qual sua opinião sobre este texto de Restauração de fotos?

Então nós deste blog gostaríamos de saber a sua opinião sobre todo este texto que escrevemos para te orientar mais a respeito de restaurar fotos antigas profissionalmente. Ficou algum ponto não esclarecido? Deixe a sua opinião.

Se você procura uma empresa de confiança para fazer o serviço, gostaria de recomendar esta aqui. Clique no link, envie uma mensagem solicitando o seu orçamento. Já adiante o processo anexando a fotografia feita da foto a ser restaurada.

Um grande abraço e até a próxima.

Quer Ler mais?

1 - Dia da Fotografia 

2 - Capa e embalagens dvd Casamento

 

Anúncios

5 comentários sobre “Restaurar Fotos Antigas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s